exclamação.

Sarah Vianna
1 min readAug 4, 2018

usar. não usar. quando usar. como usar. vou parecer animado demais. infantil demais. antiprofissional demais. forçação de barra. desnecessária na vida. uma questão linguística. uma questão visual. uma! duas!! três!!! com interrogação!?

na publicidade é altamente desaconselhável. no jornalismo é sensacionalismo. no meio acadêmico é heresia. em grupo de whatsapp é liberado para as tias do bom dia!!! eu aprendi a evitar. mas assumo que uso. e assumo que julgo. quando vejo mais de uma num parágrafo já olho torto. lá vem o efusivo. o inocente. o animadão. o sem noção. o intenso. o sem limites. o dramático.

longe de mim querer reescrever a gramática. mas no fundo não sei por que tanto pé atrás. se ela só quer mostrar a emoção ao pé da letra. pobre exclamação. entrou na geração do quanto menos sentimento melhor. menos é mais. mandar um emoji de coração é bom. dois é ser trouxa.

talvez o sonho da exclamação é ser uma vírgula. dela ninguém reclama. pode usar quase que à vontade. possui muitas funções. separa orações, muda sentidos, impede ambiguidades, facilita a leitura, ajuda a respirar, fazer pausas. essa tá liberada.

eu sei. é difícil controlar as exclamações. ainda mais pra quem é exagerado e adora um amor inventado. é difícil manter o equilíbrio, facilmente erramos a mão. caímos no over. é irresistível. quando começa é difícil parar. mas cuidado com esse sinal. é perigoso. ele pode demonstrar sentimentos demais. pode virar piada.

o jeito é se conformar com o ponto final.

--

--